Palha Indiana: conheça os detalhes deste acabamento único

Se você se interessa por decoração, já deve ter visto a palha indiana como revestimento em móveis e objetos decorativos. Também conhecida como tela de Rattan ou “palhinha”, é um acabamento com séculos de história, mas que continua em alta nos dias atuais.

A palha indiana tem um toque artesanal, sendo um revestimento que combina com decorações no estilo boho chic e rústico! No entanto, a trama entrelaçada de tons quentes e neutros também é uma ótima opção para deixar ambientes minimalistas contemporâneos mais aconchegantes!

Preparamos este conteúdo completo para você conhecer tudo sobre a palha indiana! Confira quais as origens da textura, de que forma as tranças são produzidas e como incluir esse acabamento charmoso à sua decoração!

O que é a palha indiana?

A palha indiana é um acabamento produzido a partir de tramas entrelaçadas de fibras naturais ou sintéticas. O revestimento se caracteriza pelo trançado aparente e pelos “furinhos” no material.

A palhinha indiana é produzida artesanalmente e não se restringe aos móveis ou itens decorativos! A textura também é usada na confecção de bolsas, peças do vestuário, cestos, entre outros objetos.

O revestimento carrega esse nome, pois se trata de um material muito utilizado — há séculos — entre os egípcios, indianos e outras pessoas do sudeste asiático para a produção de cestos e outras peças funcionais e decorativas.

Além disso, as fibras da palhinha são provenientes da planta Rattan, uma espécie bastante comum na Ásia, África e Oceania. Durante as navegações europeias e o período de abertura das rotas comerciais marítimas no século XVI, o material foi levado para outros países, entrando para a decoração do mundo todo!

palha indiana

Como a palha indiana é produzida?

Por muito tempo, a palha indiana era produzida exclusivamente com o uso de matéria-prima natural (fibras da planta Rattan). Atualmente, é possível encontrar o acabamento feito a partir de material sintético.

Para quem valoriza o trabalho artesanal, vale investir na palha indiana natural, caracterizada pela coloração bege clara, levemente amarelada. Os traçados são feitos manualmente a partir de fios da casca da planta Rattan. E não se preocupe, pois o processo de extração das fibras não é prejudicial à natureza!

Já a palha indiana sintética é ideal para quem gosta de sofisticação e busca por materiais de bom custo-benefício. Em geral, as fibras sintéticas são feitas a partir do polipropileno, material resistente e bastante versátil. As palhas sintéticas podem ser compradas em rolos e usadas como revestimento de móveis, paredes, etc.

Apesar de a palhinha no tom de bege ser a mais conhecida, a palha indiana pode passar por processos de pintura e ser encontrada em várias tonalidades: marrom-escuro ou até mesmo colorida em preto, branco, entre outras.

palha indiana bege e marrom

Tipos de tranças

As palhas indianas podem ser traçadas de diversas formas, resultando em padronagens originais! Entre as principais estão:

  • As quadriculadas: feitas a partir de um trançado simples de linhas verticais e horizontais entrelaçadas;

    trança quadriculada

  • As sextavadas: são mais trabalhadas, apresentando pequenos espaços entre a trama de fios.

    trança sextavada

Móveis com acabamento de palha indiana — conheça os principais

Se interessou por esse revestimento e não vê a hora de incluir a palha indiana na sua decoração? Então, confira quais são os principais móveis com esse acabamento e com qual estilo de decoração eles combinam!

Cadeiras e poltronas

As cadeiras e poltronas com acabamento de palhinha adicionam um toque natural e aconchegante aos ambientes. Os modelos combinam perfeitamente com estofados em tons de verde — para ficar bem moderno e tropical — e com mesas e móveis de madeira!

Mas se você prefere um estilo de decoração contemporâneo, pode combinar as cadeiras de palha indiana com mobílias e peças de tons neutros!

cadeira sextavada

Aparadores e buffets

Os buffets e aparadores com detalhes de palha indiana transitam entre o retrô e o inovador! Apesar dos tons quentes remeterem ao rústico, os detalhes elaborados e as texturas não deixam que o móvel fique sem graça!

Para garantir uma decoração sofisticada, decore os aparadores com objetos decorativos, como quadros, espelhos, lâmpadas, entre outros. Fica um charme colocar o móvel em um cantinho estratégico, contra uma parede de cor lisa, dando ainda mais destaque para os detalhes de palhinha!

aparador com palha indiana

Racks

Assim como os aparadores, os racks de madeira com acabamento de palha indiana se destacam no espaço. As telas de Rattan naturais — em tonalidades claras e amareladas — ajudam a trazer maior sensação de aconchego em espaços de convivência, como ambientes de estar e salas de TV.

Mas por conta da trama de fios trançada manualmente, com espaço entre as fibras, é um acabamento que não carrega o ambiente. Pelo contrário, esse tipo de revestimento garante frescor aos interiores!

rack com palha sextavada

Bancos e banquetas

Para quem mora em casas de campo, tem espaços amplos ou varandas à disposição, vale a pena investir em um banco com acabamento de palhinha! Em geral, esses móveis têm estrutura de madeira e adicionam elegância excepcional aos ambientes!

Mas se você vive em um apartamento compacto, é possível adaptar a mesma ideia através das banquetas! Elas complementam os balcões amadeirados perfeitamente!

banqueta com palha sextavada

Mesa de cabeceira, centro e lateral

A palha indiana pode estar nos detalhes de móveis, como mesinhas de canto, de centro ou até mesmo em mesas de cabeceira!

Hoje em dia, é possível encontrar peças de palhinha em diversos formatos: arredondadas, para uma decoração tradicional, até as retilíneas, para quem prefere um design modernista!

Ah, e a palha não precisa estar em toda a peça! Em geral, os pés da mesa são de madeira e a palhinha de Rattan aparece no tampo ou nos detalhes!

mesa de cabeceira com palha sextavada

Cristaleiras e armários de cozinha

Para quem adora a textura e quer destacar a decoração da sala ou da cozinha, por que não uma cristaleira ou um armário de cozinha com revestimento de palha indiana? Com certeza, são móveis que não passam despercebidos!

Para uma decoração sóbria, combine os armários com outras mobílias de tons neutros, como cinza, preto ou branco! Já para um ambiente confortável, com aquele aspecto rústico, é só apostar nas palhinhas de tonalidades naturais amadeiradas!

armário de cozinha com palha indiana

Como limpar móveis de palha indiana?

Uma dúvida de quem tem móveis de palha indiana em casa é: como limpar a mobília sem estragar o trançado? É simples! Você pode fazer uma mistura de água e detergente neutro e passar pelas peças com o auxílio de um borrifador, uma escovinha e um pano.

Faça movimentos gentis e sempre higienize a frente da palha! Esfregar a parte de trás dos fios pode danificar os móveis. Para conservar o brilho e a integridade das fibras é importante deixar secar e depois aplicar um hidratante ou óleo vegetal nas peças!

pessoa passando pano em um móvel

Se encantou pela palha indiana? Como você viu, é um acabamento único, versátil, que combina com diversos estilos de decoração! Como você vai incluir a palhinha na sua casa?

Aproveite e confira quais são as melhores cadeiras de escritório, cozinha e sala de jantar! Curtiu o post? Então continue acompanhando os nossos conteúdos para as melhores dicas de decoração!

Deixe um comentário

Anterior

Mobiliário de escritório: saiba o que não pode faltar

Borogoday: Parceria UnescoSost e Sun House!

Próximo