Na hora de planejar a aparência interior de um imóvel, ou mesmo para você que deseja reinventar, por exemplo, a sala de estar, conhecer os principais estilos de decoração é fundamental para alcançar o visual que mais combina com você e o seu espaço.
Pensando nisso, a Sun House elaborou uma lista com 13 tipos de decoração para os mais diversos gostos e ambientes. Você com certeza vai encontrar algum que tenha tudo a ver com a sua personalidade!
1. Industrial
O estilo industrial se caracteriza por visuais inspirados em construções próximas a grandes centros industriais, edifícios onde era comum fábricas compartilharem o espaço com moradias.
Ambientes amplos que remetem a galpões e barracões, separados somente pela inclusão de dispensas ou mezaninos, são uma configuração marcante desse estilo. Por isso, cômodos integrados e ambientes com pé duplo valorizam esse tipo de decoração.
Tubulações, canos e fios expostos também fazem parte da vista, bem como cores metálicas nos móveis, eletrodomésticos, utensílios e acabamentos. Paredes e pilares em tijolinho à vista também são mais um ponto a ser explorado nesse estilo.
2. Rústico
O estilo rústico tem como objetivo resgatar a vivência simples do campo e a interação com a natureza de uma forma otimizada. Por isso, aposta em objetos e móveis artesanais, plantas espalhadas pela casa, pedras nas paredes e no jardim, containers de palha ou bambu e muita madeira!
Em versões mais elaboradas, cascatas e fontes também podem fazer parte do estilo rústico, que preza por apelos despretensiosos, como arranjos assimétricos, mas que em conjunto preservam a funcionalidade e a beleza por ângulos diferentes.
Linhas imperfeitas, barris e caixotes são outras características desse decór, promovendo assim um ambiente aconchegante e convidativo, nos levando a fantasiar como a vida na fazenda é tranquila. Os móveis são feitos principalmente de madeira maciça com destaque na textura e os veios da madeira.
Com acabamento envelhecido, exibem detalhes cuidadosamente trabalhados, como entalhes, juntas aparentes e puxadores de metal, evidenciando o aspecto artesanal.
3. Boho
Os objetos usados para compor esse estilo aposta nos tons pastéis e outros elementos que refletem a representação do boho, o boêmio que carrega em si todas as experiências, culturas e paixão pelas etnias de onde passou.
Por isso, objetos decorativos orientais se unem a sofás grandes e aconchegantes, com pés em forma de palito de madeira e almofadas coloridas que remetem às décadas dominadas pelo estilo punk e hippie.
Discos na parede, vasos de plantas, filtros dos sonhos e outros objetos artesanais compõem os itens decorativos. Os móveis são em maioria de madeira clara, com estofados e toalhas que ornem com o tom.
4. Escandinavo
O estilo escandinavo está entre as opções de decoração minimalista, já que aposta nos detalhes para fazer a diferença na hora de chamar a atenção, como objetos em cerâmica, porcelana, vidro e acrílico, discretos porém muito elegantes.
Esse estilo também é marcado por linhas retas fortes em suas repartições, como portas e janelas e em opções de itens decorativos, como quadros, prateleiras e vasos, dando preferência a tons neutros como o branco, o cinza e o preto.
Tudo isso coloca a madeira clara como opção principal de acabamento nos móveis e outros detalhes como as molduras dos quadros e porta-retratos.
5. Clássico
O estilo clássico é ideal para quem deseja uma decoração imponente em termos de mobília, construção e acessórios. Tons que remetem ao luxo, como o dourado e a platina, contrastam cores sóbrias em paredes massivas e pilares de mármore.
Cortinas extravagantes, tapetes pesados, lustres e castiçais em metal dourado, peças de estofado e pisos também em mármore, tudo para traduzir o interior do seu ambiente em duas palavras: classe e requinte.
Acabamentos revestidos nos mesmos tons que os traços metálicos utilizados na pintura, grandes vasos em cores opostas às do piso e das paredes, itens colecionáveis e espelhos largos trazem o tom final ao estilo de decoração clássico.
Você também pode se interessar por: 7 melhores tipos de poltrona para ter em casa!
6. Vintage
Mais um estilo de decoração que aposta em tons sóbrios e pastéis na pintura. O estilo vintage se concentra na releitura de peças antigas conservadas..
Móveis com aspecto clássico, como em madeira retorcida, cristaleiras, castiçais, abajures, relógios analógicos de parede, vitrolas, entre outros, são opções para criar um ambiente vindo diretamente das cenas de filmes dos anos 80 e 90.
Apesar disso, o vintage não exclui o uso de objetos modernos com alta funcionalidade, como eletrodomésticos de última geração. A ideia é manter a TV robusta dos anos 70 como um mero item decorativo, sem deixar de apreciar as praticidades do mundo atual.
Confira também: Decorações com cristaleiras na sala: saiba como usá-las
7. Geek
O estilo de decoração geek é inspirado em dois principais aspectos: ciência e produções fictícias. Ou seja, elementos de decoração relacionados a esses dois universos são encontrados em um mar de opções.
Por falar em mar, imagina ter uma réplica do tridente de Poseidon na sua sala? Espadas, escudos, arco e flecha, estampas de super-heróis, peças arqueológicas, rochas e pedras preciosas, lego, globos de plasma são alguns dos componentes desse estilo.
Estantes com coleções de HQs, séries e filmes científicos e fictícios de sucesso como Harry Potter, Interestelar, Matrix, Arquivo X, contemplados por bonecos e outros objetos que fazem referência a personagens famosos também marcam essa decoração.
A grande vantagem do estilo geek é que ele pode ser aplicado nos mais variados ambientes, independente da configuração arquitetônica. É considerado um visual ultra moderno.
8. Moderno
Mais um estilo que aposta em traços retilíneos e cores neutras, pois no estilo moderno, menos é mais. O excesso de objetos decorativos é evitado e dá espaço para uma configuração que preza pela praticidade e funcionalidade.
Materiais leves como o vidro e o policarbonato, permitem a filtragem da luz do Sol na medida certa para um ambiente agradável e aconchegante. Em lugares onde a luz natural não chega, luzes brancas artificiais cuidam da iluminação.
O estilo moderno trabalha com o efeito de amplitude, por isso, espaços integrados e móveis multifuncionais dominam essa forma de decoração. Esse estilo é extremamente adaptativo e, por isso, é uma excelente opção de decoração ao longo das décadas.
9. Provençal
O estilo provençal é mais um tipo de decoração que utiliza elementos do passado para dar vida a um ambiente acolhedor e deslumbrante. Também é predominado por cores neutras ou em tom pastel.
Móveis de época como a cristaleira e a madeira retorcida nas pernas das mesas e cadeiras, bem como estofados capitonê e estampas floridas nas cortinas e almofadas são componentes marcantes do estilo provençal.
Objetos de porcelana à mostra, vasos brancos com flores claras, mesinhas de canto, espelhos e penteadeiras trazem o charme final para essa composição.
10. Oriental
Um estilo de decoração cada vez mais adotado atualmente é o oriental, por conta da sua adaptabilidade, fácil de ser aplicado em diferentes ambientes. É um estilo que busca harmonizar os móveis e objetos, promovendo a sensação de paz interior e bem-estar.
Para isso, plantas e tons suaves como o branco, o cinza e tons de verde habilitam a conexão com a natureza. O vermelho também é uma opção, já que simboliza muitos aspectos da cultura oriental, como o dragão e o sangue guerreiro.
Objetos derivados dessa cultura são os principais itens decorativos do estilo oriental. Máscaras, estátuas de buda, ideogramas, artigos em formato de pergaminho, estampas de símbolos como a flor de lótus e templos imperiais são alguns exemplos.
No entanto, é possível mesclar outros elementos decorativos junto dessas peças, desde que a posição e estatura dos móveis sejam respeitados – esse estilo preza por superfícies rebaixadas.
11. Farmhouse
Se você acompanhou a novela Pantanal, é possível que tenha uma ideia de como funciona o estilo farmhouse. Ele tem por objetivo resgatar a aparência interna de grandes fazendas do interior, com mobília rústica e utensílios domésticos pendurados nas paredes.
A cozinha é o centro desse estilo, por isso, um grande balcão que separa o fogão e a pia da mesa de refeições é um toque marcante da decoração farmhouse. Bancos e assentos de madeira de primeira agregam muito à composição.
Cabeças de animais nas paredes da sala, uma lareira e uma grande área com redes estendidas e bancos em toco de árvores, com vista para o jardim, registram os espaços de interação social – ao mesmo tempo que funcionalidades modernas deixam esse estilo completo!
12. Folk
O estilo folk também é adaptável para diversos ambientes e aposta em traços fortes e coloridos em quadros, pinturas e estampas. Padrões geométricos nos objetos escolhidos para a decoração e nos tecidos também marcam essa escolha.
Folk é abreviativo de Folklore (em português, “folclore”) e por isso, também conta com elementos com forte referência cultural, como peças indígenas, livros antigos, quadros com personagens folclóricos regionais, como sereias e criaturas sobrenaturais.
Objetos artesanais não poderiam ficar de fora dessa composição cheia de personalidade. Elementos naturais como grande diversidade plantas, galhos secos, cestos e balaios de palha também podem fazer parte desse decór.
Vale a pena conferir: Palha indiana, o que é e como usar?
13. Minimalista
Por fim, também consideramos importante esclarecer a diferença entre o autêntico estilo de decoração minimalista e outros estilos inspirados nessa técnica, como o provençal e o moderno. Apesar de similares, o estilo minimalista traz algumas particularidades.
Aqui a preocupação é garantir um espaço prático, onde todo objeto é escolhido por sua função e não pelo apelo visual (apesar de também ser possível agregar no décor, viu?). Linhas retas, cores neutras e metálicas se unem a iluminação direta que geram o efeito de amplitude do espaço.
No estilo minimalista, há o contraste ou combinação de cores nos detalhes. Por exemplo:
- Se os acabamentos dos móveis são em madeira da mesma cor, os estofados também seguirão um padrão de cores, porém em tons opostos aos acabamentos;
- Os pisos podem ser xadrez, ou se forem pretos, possibilitam as paredes serem brancas (ou vice-versa);
- Alguns móveis, itens decorativos e jogos de cama, mesa e banho são camuflados no mesmo tom das paredes.
Gostou da nossa lista sobre todos esses estilos de decoração indoor? A Sun House produz conteúdo sobre tudo relativo a casas e apartamentos quando o assunto é decoração! É só conferir no nosso blog.