,

Como escolher um sofá? 7 dicas para comprar o modelo certo

Assim como a TV, o sofá da sala de estar é um dos protagonistas na decoração da casa. É nele que passamos os momentos de descanso, lazer e descontração, seja em família durante a rotina ou recebendo amigos no final de semana.

Com toda a importância dos sofás no cotidiano e na decoração do ambiente, pensar bem antes de escolher o modelo perfeito é fundamental. Para isso, é preciso levar muito mais pontos do que cor e tamanho em consideração.

Para te ajudar nessa missão e chegar a um resultado satisfatório, a Sun House preparou este post com 7 dicas essenciais de como escolher sofá. Confira na sequência e anote tudo!

1. Tamanho

Existem diferentes modelos de sofá com finalidades específicas para cada ambiente. Falando na sala de estar, que é um espaço para descanso, o mais comum é que os modelos escolhidos sejam mais robustos, espaçosos e confortáveis. Afinal, tudo isso é importante para garantir seu relaxamento enquanto você assiste a um filme ou lê um livro naquele espaço.

Além disso, é interessante poder contar com modelos que, além de serem espaçosos, oferecem mais recursos. Nesse caso, você pode optar por sofás retráteis e reclináveis, com uma altura de encosto maior.

O mais indicado é que a largura dos sofás para sala de estar fique entre 1 metro e 80 centímetros, considerando o tamanho da sala. Além disso, é interessante manter uma distância livre de 40 a 60 centímetros nas laterais entre o sofá e a parede.

sofa creme grande

2. Preenchimento

Apesar de muitas pessoas não conhecerem ou não considerarem os tipos de preenchimento durante a escolha do sofá, é importante saber pelo menos o básico.

Sofás com o preenchimento em espuma são opções duráveis e firmes, mas que podem ser menos confortáveis. Por isso, são mais indicados para salas de estar, e não de TV.

Os sofás com preenchimento em penas ou plumas tendem a ser mais confortáveis e podem exigir maior manutenção. Para um meio-termo, procure opções com um preenchimento que mescle espuma e plumas.

Aproveite e confira algumas inspirações de objetos para usar na decoração da sala e comece a conectar as ideias!

braço do sofá cor creme

3. Estrutura

Outra dica de como escolher um sofá é considerar a estrutura na qual o móvel é feito. Apesar de os modelos mais conhecidos serem fabricados em madeira maciça e suas variações, há também opções de sofá com a estrutura de metal para escolher.

Enquanto os sofás com estrutura de madeira tendem a ser mais resistentes e duráveis, eles também acabam sendo mais pesados. Já no caso dos modelos de metal, a estrutura é mais leve, apesar de um pouco menos resistente.

Em um ambiente com crianças e animais de estimação é preferível uma estrutura mais forte para evitar acidentes.

sofa branco

4. Lugares

Entre sofás retráteis, reclináveis e de canto, a quantidade de lugares do seu sofá deve ser baseada no espaço disponível no cômodo.

  • Se você vive sozinho ou em duas pessoas, um sofá de dois lugares vai dar conta.
  • Para famílias maiores ou pessoas que recebem visitas com frequência, um modelo de três lugares é o mais ideal.

É importante que você não confunda o número de costuras do sofá com os assentos. Há modelos de sofá com três assentos, por exemplo, que podem parecer dois em função da costura, mas o espaço comporta até três pessoas sentadas.

sofá cinza com almofadas

5. Tecido

Na hora de escolher o tecido, é importante pensar sobre o conforto e a limpeza do sofá. Os tecidos feitos em algodão são opções respiráveis e super confortáveis, mas podem ser mais difíceis de limpar. Nesse caso, uma boa opção é impermeabilizar o sofá!

Os modelos de sofá revestidos em couro são muito duráveis e mais fáceis de limpar. Ideais para quem possui pets que soltam muito pelo ou para quem tem crianças em casa.

Tapetes também são muito bem-vindos no ambiente da sala de estar e contribuem muito para o efeito emoldurado que se cria entre o sofá, a TV e a mesa de centro. Nesse caso, o ideal é que o tapete seja sempre um pouco maior do que o sofá!

close em uma capa de sofá

6. Harmonização com o ambiente

Harmonizar o sofá com a decoração do ambiente é essencial. Inclusive, muitas vezes, eles são o ponto de partida para o estilo de decoração do espaço.

As decorações mais modernas funcionam bem com sofás de cores vibrantes e formas orgânicas, enquanto as decorações mais clássicas pedem cores neutras e acabamentos retos.

Na dúvida, aposte nos modelos de sofá mais retos. As linhas retas no acabamento contribuem para um efeito mais sóbrio e minimalista, encaixando-se sem dificuldade em diferentes estilos de decoração.

Opte por peças com mais adornos, curvas e costuras quando esse tipo de acabamento conversar com o estilo de decoração e a sala de estar possuir um espaço bastante amplo.

sofá grande branco

7. Conforto

Para finalizar nossa lista com dicas de como escolher um sofá, não poderíamos deixar de falar sobre conforto. O fator conforto na compra do seu sofá é basicamente o resultado de uma boa escolha de todos os pontos anteriores.

Pensar do tamanho do sofá em relação ao cômodo, sua altura, a distância confortável entre o móvel e a TV e detalhes como preenchimento, estrutura e tecido é o que, sem dúvidas, vai te ajudar a garantir uma boa escolha.

sofá largo e grande cinza

Gostou das dicas? O que acha de conferir o nosso catálogo exclusivo de sofás?! Sem dúvidas, você vai adorar os modelos que separamos para você!

E caso queira mais conteúdos sobre decoração, harmonização de ambientes e dicas de móveis, siga acompanhando nosso blog! Aproveite para complementar a leitura conferindo dicas de iluminação para sala de estar!

Deixe um comentário

Anterior

Tipos de sofá: veja os principais modelos e suas diferenças

Movéis estilo industrial: incorpore-os na sua decoração!

Próximo