,

Movéis estilo industrial: incorpore-os na sua decoração!

O estilo industrial é uma forte tendência decorativa que surgiu em meados dos anos 50, em Nova Iorque, quando alguns grupos de artistas começaram a ocupar galpões abandonados e adaptá-los para usar como ateliês e suas próprias moradias.

Apesar de tratar-se de uma necessidade na época, as características visuais nesses espaços foram tão bem recebidas que começaram a ser reproduzidas até se tornarem uma tendência da decoração.

Ganhando mais força nos últimos tempos, esse estilo é marcado por acabamentos grosseiros nas paredes, misturas de texturas, tubulações e tijolos expostos — características adaptadas e reproduzidas até hoje nas casas de estilo industrial.

Se você deseja aderir à tendência, entender mais sobre o conceito e adicionar móveis de estilo industrial na sua decoração, continue a leitura e confira as dicas que preparamos!

O que são móveis no estilo industrial?

Os móveis no estilo industrial são inspirados nas características desse estilo decorativo e nos móveis encontrados nos galpões e fábricas da época.

No cenário contemporâneo, eles unem características como a combinação de metal e madeira em móveis absolutamente sofisticados, com acabamentos que parecem simples, mas que passam por um processo minucioso de produção.

Sala de Jantar com Mesa e Cadeiras Estilo Industrial

Eles podem exibir a madeira em sua forma mais rústica ou acabamentos que adicionam brilho e removem os desníveis das peças. Além disso, é comum que os sofás, puffs e poltronas sejam revestidos em couro e que partes dos móveis sejam feitas em metal.

Cores dos móveis industriais

Apesar de toda liberdade criativa que o cenário contemporâneo proporciona, de modo geral, existem algumas tonalidades específicas que precisam aparecer na sua decoração para que ela seja reconhecida como industrial.

Elas incluem tons terrosos como marrom e bege, presentes na madeira e no couro, assim como no estilo de decoração natural. Ainda, há os tons neutros como preto, branco e cinza, que podem aparecer nos metais ou em detalhes e tinturas que lembram o concreto.

Onde usar móveis estilo industrial?

Ao optar pelo estilo e pelos móveis industriais para decorar a sua casa, o ideal é que todos os ambientes apresentem algumas características relacionadas ao conceito.

Porém, existem alguns cômodos específicos onde você terá mais possibilidades de explorar o conceito. Em ordem, eles incluem:

  • Cozinhas

Cozinha Industrial

  • Salas de TV

Sala de Estar Estilo Industrial

  • Quartos

Quarto Estilo Industrial

  • Áreas gourmet

Sala de Jantar com Cadeira e Banco Industrial

  • Áreas externas

Área Externa Estilo Industrial

  • Banheiros

Banheiro com Box Estilo Industrial

  • Ambientes comerciais

Escritório Estilo Industrial

Como incorporar móveis do estilo industrial na decoração?

Agora que você conheceu a origem, compreendeu o conceito e sabe quais são os principais elementos e cores presentes em uma decoração industrial, é hora de aprender a aplicar tudo na montagem do seu espaço.

Acompanhe quatro dicas simples que vão te ajudar a criar harmonia nesse novo ambiente.

1. Escolha um móvel para destacar

Apesar de muitos detalhes e elementos parecerem visualmente interessantes em uma decoração industrial, há sempre um móvel que se destaca. E o ideal é que você faça isso de forma consciente.

Portanto, escolha um dos seus móveis no estilo industrial para ser o ponto focal da composição do ambiente. Na cozinha, ele pode ser sua geladeira com uma cor que se encaixa no contexto, uma coifa, uma mesa com acabamentos industriais e assim por diante. Apenas escolha uma opção e comece a posicionar os demais móveis, moldando o ambiente com esse item no centro.

2. Combine diferentes texturas

Como você já deve ter notado, a combinação de texturas é uma característica muito marcante da decoração no estilo industrial. Por isso, não se esqueça de combinar diferentes texturas no espaço. Podem ser quantas você desejar, mas procure mesclar pelo menos duas, como metal e cimento. Existem muitos móveis que já fazem isso por você!

Você ainda pode explorar móveis com acabamento em couro, itens de madeira, concreto exposto grosseiramente e assim por diante. Seja criativo e busque inspirações, assim, não há dúvidas de que o resultado será satisfatório.

3. Utilize luminárias de metal

Uma característica muito forte da decoração industrial é utilizar acabamentos e canos metálicos que fazem parte da decoração para cobrir os fios elétricos que cruzam os cômodos. Ainda, é uma forma prática e vantajosa de resolver o problema, evitando sujeira com paredes quebradas e contribuindo para a organização.

Com isso, prefira utilizar trilhos e luminárias metálicas pintadas em preto, cinza ou branco. Além disso, saiba aproveitar a flexibilidade desse tipo de luminária, direcionando as lâmpadas para móveis e espaços que você deseja destacar.

Você pode mirar uma das lâmpadas do seu trilho para evidenciar o móvel que você escolheu como destaque, por exemplo.

4. Sinta-se livre para combinar com outros estilos

Se formos pensar na origem do estilo industrial, é fácil notar que ele foi resultado de adaptações e necessidades das pessoas naquela época, certo? Não é à toa que ele combina elementos e texturas que até então poderiam ser considerados improváveis ou sem conexão. Por isso, não tenha medo de combinar outros estilos de decoração a esse.

Basta garantir que os principais elementos do ambiente serão móveis no estilo industrial e procurar encontrar harmonia entre as cores, os materiais e os diferentes tipos de textura que serão inseridos ali.

Curtiu as dicas? Esperamos que sim! Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o blog! Aproveite e confira nosso post com dicas de decoração para sala para se inspirar!

Deixe um comentário

Anterior

Como escolher um sofá? 7 dicas para comprar o modelo certo

8 Inspirações de decoração para a sua sala de estar!

Próximo