,

Tipos de sofá: veja os principais modelos e suas diferenças

Quando começa a nascer a ideia de um novo lar, a sala de estar dos sonhos logo vêm à mente. Nesse post, a Sun House separou os 9 principais tipos de sofá!

Cada um deles conta com contextos, formatos e materiais diferentes, então é certo que o modelo ideal para você está nessa lista!

Que tal seguir conosco para explorar a maior variedade de informações disponíveis sobre a peça que mais lhe interessa? Estamos aqui para te ajudar nessa jornada.

1. Sofá modular

O sofá modular é, na verdade, um móvel dividido, geralmente, em duas ou três partes: os módulos — que permitem a sua montagem de diferentes formas, a depender do seu gosto e do espaço que pode aproveitar.

Como podemos imaginar, uma das principais características do sofá modular é a versatilidade! É também flexível devido aos acabamentos do modelo — que pode diferenciar bastante as faixas de preço.

Com tantas possibilidades, não é à toa que se trata de um dos modelos mais tradicionais.

sala com sofá modular cinza claro

2. Sofá de canto

Também chamado de sofá em “L”, o sofá de canto integra a lista dos mais versáteis.

O lado menor do “L” pode ser utilizado no design para dividir o ambiente, demarcando bem um setor da sala para integrar móveis de outros tipos!

Tradicional e confortável, o modelo é perfeito para reunir as pessoas que você ama!

sala com sofá de canto preto

3. Sofá clássico

Os sofás clássicos, também chamados de sofás fixos são os modelos de design elegante, com o desenho apresentando mais detalhes, sobretudo no apoio das costas e nos braços.

A base é normalmente elaborada em madeira. Os materiais de estofamento mais comuns nesses casos são o couro (vegetal ou não) e o linho.

Com a forma necessária para se transmitir um ar mais sofisticado, o sofá clássico pode ser a peça que faltava para deixar a decoração da sua sala com um contexto mais minimalista.

sofá clássico branco com uma coberta e almofada bege em cima

4. Sofá Chesterfield

O modelo Chesterfield é caracterizado pelos seus braços enrolados, que possuem a mesma altura dos encostos.

O acabamento mais retrô apresenta:

  • Estofado com abotoamento revestido de couro, quando fiel às versões originais;
  • Um material diferente quando a proposta é mais moderna.

Pode trazer elementos diferentes em sua estrutura e maior variedade nos materiais usados e nas cores.

sala com sofá chesterfield cinza

5. Sofá retrátil

O sofá retrátil é chamado assim por conta da capacidade de estender ou diminuir os assentos, conforme a necessidade do uso. Por isso, ele também está na ala dos versáteis!

Para se ter uma noção, ao ser retraído, mesmo os maiores modelos deste tipo podem reduzir o próprio espaço que ocupa em mais de 30%!

A função de aumentar ou diminuir de tamanho, aliás, pode ser automática ou manual, impactando na praticidade — e também no preço!

sala com sofá cinza retrátil de dois lugares

6. Sofá reclinável

Não confunda o sofá reclinável com o retrátil, viu?! Apesar de serem quase iguais, o diferencial está no ajuste do encosto em diferentes níveis.

Assim, no caso do sofá reclinável, o usuário fica na posição que desejar — seja mais sentado ou deitado —, enquanto no caso dos retráteis, é o assento que se estende para deixar as pernas esticadas.

sofá reclinável marrom

7. Sofá sem braço

Os sofás sem braços são mais leves, uma vez que a lateral do modelo é vazada.

Isso oferece uma qualidade única: o sofá é mais leve — tanto esteticamente quanto fisicamente, sendo mais fácil de ser instalado em espaços menores.

Uma das possibilidades de se utilizar o modelo é aproximando de mesas de canto e bancadas, ampliando a superfície de apoio deste móvel de uma forma diferente, além de ser outra possibilidade de adicionar elementos de decoração no ambiente.

sofá sem braço cinza

8. Sofá-cama

O sofá-cama conta com uma estrutura capaz de ser desdobrada e utilizada como leito, sendo um verdadeiro móvel coringa para se ter em casa.

Essa opção pode atender muito bem aquelas visitas mais duradouras com praticidade ou até para oferecer mais conforto para você e a sua família!

E não se preocupe quanto ao desgaste do seu uso! A resistente estrutura permite que a abertura possa ser realizada com frequência sem estragar, resistindo bem com os pesos que recebe nas suas duas formas.

Não à toa, os sofás-camas estão sempre entre as principais dicas de decoração com móveis multifuncionais de arquitetos e designers de interiores.

sofá-cama com almofadas e uma coberta bege

9. Sofá retrô

Um sofá retrô tem conceitos relativamente próximos dos já citados modelos clássicos e Chesterfield. Mas enquanto os outros dois tem uma aparência mais definida e padronizada, a ideia do sofá retrô é mais abrangente.

Peças com designs mais rebuscados, maiores, com estofados de materiais nobres e até formatos diferenciados encaixam perfeitamente aqui. A característica que define o modelo é o toque excêntrico na medida certa.

Agora você sabe mais sobre os principais tipos de sofás disponíveis no mercado!

  • Há modelos mais atuais: focados na versatilidade de uso e dos materiais que podem ser utilizados para sua confecção,
  • E, claro, os clássicos: verdadeiras peças de decoração que podem ditar o tom do ambiente em que são instalados, sempre haverá um modelo que atenderá a sua necessidade.

Agora é descobrir qual destes tipos mais cabe no seu gosto e no seu bolso, além de explorar mais informações sobre sofás e afins aqui, no blog da Sun House! Para isso, você pode conferir as principais dicas para escolher o sofá!

Com a gente, seguindo a idealização da sua sala dos sonhos, você pode aproveitar para ver 16 ideias de objetos de decoração para sala que melhor combinem com o sofá que te conquistou.

Deixe um comentário

Anterior

Decoração rosa: veja como apostar na tendência Barbiecore

Como escolher um sofá? 7 dicas para comprar o modelo certo

Próximo