,

Decorações com cristaleiras na sala: saiba como usá-las

Exuberantes, as cristaleiras são móveis capazes de adicionar um toque extra de requinte em qualquer cômodo.

Entretanto, na hora de adquirir uma, muitas dúvidas podem surgir, como “onde usar a cristaleira?” ou “qual material ou modelo escolher?!”

Para ajudá-los a sanar as dúvidas, a Sun House elaborou um post exclusivo sobre o tema! Prontos para conhecer tudo sobre esse móvel clássico?!

Se você gosta de louças e cristais, continue a leitura e acompanhe as dicas!

Escolha o local para posicionar sua cristaleira

A primeira dúvida que pode surgir é sobre os cômodos onde colocar uma cristaleira — e onde ela faz mais sentido.

Mas é simples de responder! De modo geral, os ambientes onde as cristaleiras normalmente são posicionadas incluem:

  • Salas de jantar

    Cristaleira Sun House

  • Salas de estar

    Cristaleira Sun House sala de estar

  • Cozinhas

    cristaleira em uma cozinha

A sala de jantar é o espaço mais usual, pois, no cômodo, as cristaleiras funcionam como um suporte para a mesa.

Em seguida, temos a sala de estar — especialmente se ela fica próxima à sala de jantar, ou faz parte de um ambiente integrado.

Por fim, temos as cristaleiras nas cozinhas, onde ficam a maioria das louças e utensílios. Além de preencher um espaço vazio adicionando um charme especial, elas também estarão posicionadas em um local estratégico.

Defina o modelo e o material desejado

Atualmente as cristaleiras podem ser encontradas em opções de designs e materiais que agradam a todos os gostos — desde quem prefere os modelos com aspecto rústico e clássico até quem prefere algo próximo ao estilo minimalista de decoração, priorizando a funcionalidade e as linhas retas.

cristaleira como apoio

Assim, para definir o material da sua cristaleira, considere o estilo de decoração usado na sua casa — ou no cômodo específico onde ela será posicionada.

Por mais que não siga a mesma linha de decoração, é interessante que o modelo pelo menos harmonize com os demais móveis.

Organize a louça dentro da cristaleira

Independentemente do material na estrutura das cristaleiras, todas elas possuem vidro nas portas para deixar as louças visíveis. Por isso, é muito importante que você crie um padrão de organização para as louças.

A ideia é muito simples: basta categorizar as louças por prateleiras. Por exemplo, taças na primeira, pratos na segunda, xícaras e pires na terceira e assim por diante.

cristaleira com louça dentro

E se houver um espaço vazio ao lado da cristaleira, você pode complementar com aparadores, prateleiras, espelhos, adegas ou móveis planejados.

Acrescente iluminação na sua cristaleira

Um detalhe muito bem-vindo em todas as cristaleiras é a iluminação interna do móvel.

O efeito visual causado pelas luzes destaca ainda mais a sua coleção de louças, dando mais charme ao móvel e deixando ele muito mais elegante.

cristaleira com luzes internas

Nesse caso, planeje-se, pois essa precisa ser uma alteração prevista antes da compra. A iluminação interna das cristaleiras pode ser criada com fitas LED e spots de luz.

  • No caso das fitas LED, o ideal é que elas sejam aplicadas no fundo de cada prateleira ou contornando o fundo do móvel.

  • Se você tem preferência pelos spots de luz, opte por uma cristaleira com prateleiras de vidro. Assim, a luz atravessará as prateleiras e terá maior alcance de iluminação!

Conheça os principais modelos de cristaleira para investir

Existem cristaleiras de madeira, MDF, de vidro, cristaleiras com espelho, modelos feitos em serralharia e muitas outras, mas qual escolher?

Confira agora alguns modelos reais e tenha uma base dos valores. Reunimos aqui as opções disponíveis no site da Sun House para que você se inspire — e quem sabe achar a cristaleira ideal para você!

1. Cristaleira toda de vidro

A característica mais marcante das cristaleiras é o vidro que permite a visualização dos cristais. Por isso, a maioria dos modelos é elaborada com vidro nas portas e nas laterais — ou pelo menos nas portas.

Se você deseja uma ampla visualização do conteúdo dentro do seu móvel, opte pelos modelos de cristaleira toda de vidro que oferecem um aspecto mais clean e translúcido à peça.

cristaleira toda de vidro

Nesse caso, também vale a pena investir em cristaleiras com espelho no fundo, uma característica que acrescenta amplitude ao móvel.

2. Cristaleira de vidro com madeira

Clássicas, elegantes e muito procuradas, as cristaleiras de vidro com a estrutura de madeira são as queridinhas de quem é fã de um estilo mais rústico.

cristaleira de vidro com madeira

Ainda assim, existem muitas cristaleiras de madeira com um ar mais contemporâneo, um exemplo disso é a cristaleira vydia de duas portas formada por uma madeira maciça na cor carvalho, ela é elaborada em linhas retas, um design inovador!

3. Cristaleira baixa

Além das cristaleiras altas e repletas de prateleiras, as cristaleiras baixas também têm um charme especial. Entre as opções, existem modelos que vão do rústico aos contemporâneos.

cristaleira baixa com louças

Assim, você pode optar por um modelo de cristaleira baixa de 4 portas, 6 portas, ou ainda opções mais compactas com apenas duas portas.

Essas versões são perfeitas para colocar ao lado de um aparador, complementando a sua sala de jantar.

4. Cristaleira de canto

A cristaleira de canto é ótima para preencher os espaços estreitos de um ambiente, tornando os cantos funcionais e, claro, decorativos.

Além de garantir um móvel que se encaixa perfeitamente em um espaço pequeno, você tem opções para escolher entre os modelos mais compridos e finos ou opções mais largas que aproveitam ainda melhor o espaço.

cristaleira de canto

Nesse caso, considere a quantidade de louça e cristais que você tem para guardar no móvel!

5. Cristaleira com LED

A iluminação nas cristaleiras, geralmente, é instalada após a compra do móvel, sendo basicamente uma personalização que você faz naquele produto.

cristaleira com led

Porém, no mercado atual, também é possível encontrar alguns modelos que já vem com LED instalado, como a cristaleira Vegas com 2 portas, um modelo robusto e clássico.

Gostou das dicas? Agora você tem tudo que precisa para escolher o modelo de cristaleira ideal para sua casa!

Aproveite e compartilhe o conteúdo com quem está em busca de uma cristaleira. Para mais dicas de decoração de ambientes e tendências, acompanhe os posts do blog!

Deixe um comentário

Anterior

Mesinhas de canto: saiba como incluí-las na decoração!

Como fazer um closet no quarto? Dicas rápidas e econômicas

Próximo