Decoração minimalista: guia sobre simplicidade e conforto!
O estilo de decoração minimalista tem ganhado cada vez mais adeptos. Espaços abertos, bem iluminados, mobília inteligente e poucos “floreios” caracterizam esse design de interiores contemporâneo.
Conheça mais sobre esse tipo de decoração e veja como apostar no estilo em cômodos variados! As dicas e ideias a seguir provam que o minimalismo pode ser extremamente estiloso!
O que é uma decoração minimalista?
O princípio da decoração minimalista é “menos é mais”. Criado em Nova Iorque, em meados da década de 1950, o estilo nasceu quando artistas começaram a adotar menos elementos em suas obras. O movimento extrapolou a arte e passou a ser utilizado na moda, no design, e claro, na decoração dos ambientes!
O estilo de decoração minimalista busca espaços livres, com iluminação natural e poucos ornamentos. Os móveis, elementos e adornos que compõem essa estética são, geralmente, peças funcionais, que não deixam o ambiente poluído — todos têm uma utilidade e não estão ali como um objeto de contemplação.
Ou seja, o minimalismo prioriza o conforto e um estilo de vida sustentável! Os adeptos do design investem em móveis duráveis e atemporais e em utensílios que facilitam a rotina.
É muito mais do que um quarto com paredes brancas! Saiba como a decoração minimalista pode funcionar em cada cômodo.
Decoração minimalista de quarto
O quarto minimalista une sofisticação e conforto. É caracterizado por paredes de tons lisos, além da mobília e roupa de cama em cores neutras, como branco, cinza e preto. Linhas retas e poucos ornamentos trazem sobriedade e elegância ao ambiente.
No lugar de porta-retratos e mini objetos, temos quadros simples maiores, que não sobrecarregam o ambiente. Ah, e o quarto minimalista não deixa de ser contemporâneo.
Plantas, como samambaias e orquídeas, além dos objetos de decoração inteligentes, como as luminárias articuladas, trazem um toque de contemporaneidade ao recinto.
Decoração minimalista de sala
O segredo para uma sala minimalista está no aproveitamento do espaço e também na iluminação. É comum termos janelas grandes e portas de vidro que permitem a entrada de luz natural nesse estilo de decoração.
No minimalismo, quanto mais espaço livre melhor! Mas, para trazer mais aconchego ao espaço de convivência, aposte em sofás e racks em tons neutros, além de tapetes para harmonizar o ambiente.
Para quem gosta de um estilo de decoração industrial, uma boa ideia pode ser investir no acabamento de cimento queimado em uma das paredes ou no teto. É uma forma de deixar o ambiente ainda mais interessante, sem deixar o minimalismo de lado!
Decoração minimalista de cozinhas
Simplicidade e funcionalidade são termos que definem uma cozinha no estilo minimalista. Paredes e móveis brancos ou de madeira clara trazem elegância ao ambiente. A mobília é estratégica — com muitas gavetas, portas e divisórias — para comportar todos os utensílios, deixando-os bem organizados e ao seu alcance.
A decoração minimalista na cozinha se caracteriza por poucos adornos estéticos e muitos objetos funcionais, como ganchos para deixar facas e outros acessórios pendurados na parede. Bancadas retas e simples ajudam a deixar o ambiente elegante e sofisticado.
Home Office com decoração minimalista
O home office começou a fazer parte de muitas rotinas nos últimos anos, certo?
Os ambientes de trabalho minimalistas te ajudam a otimizar o espaço. Em um cômodo de home office temos mesas, estantes e cadeiras mais básicas, que prezam pela funcionalidade. Há também minimalismo nas paredes, sempre em tons neutros.
Além disso, o visual clean e a sobriedade do recinto são ótimos para você manter a concentração e a organização nos momentos do trabalho!
Como fazer decoração estilo minimalista?
Você se identificou com o estilo de decoração minimalista e quer saber como transformar os seus ambientes? Confira 6 dicas práticas de como adotar essa tendência na sua casa!
1. Paredes em cores claras
Paredes muito coloridas ou com adornos em excesso quebram o conceito de simplicidade que o minimalismo propõe.
A dica é investir em tons neutros e claros como base: além de elegantes, elas deixam o espaço com uma sensação de serem maiores.
2. Aposte em móveis de madeira
Os móveis de madeira são clássicos e duram por muito tempo. Por isso, são perfeitos para compor uma decoração no estilo minimalista, pois unem praticidade e durabilidade.
Além do tom de madeira freijó, também é possível optar por móveis minimalistas com acabamento em cores neutras, como o branco ou o bege claro!
3. Espaços livres
Lembre-se: “menos é mais”.
Na decoração minimalista, você não precisa encher cada espaço livre da sua casa. Priorize áreas de respiro, com uma iluminação clara e bem distribuída.
Se você mora em lugares menores, a dica é deixar os móveis encostados na parede, com o centro do cômodo livre.
4. Utensílios funcionais
A filosofia minimalista é bastante sustentável e funcional, o mesmo princípio vale para a decoração dos ambientes.
Ao invés de investir em objetos decorativos que só vão deixar o seu espaço mais carregado, opte por aqueles que ofereçam utilidade.
Ah, e não se esqueça de dar atenção à disposição dos itens: tente criar um padrão de organização clean e retilíneo.
5. Luz natural
Uma iluminação clara, com bastante entrada de luz natural, traz a sensação de espaços maiores e arejados.
Se possível, invista em janelas maiores, sobretudo em espaços de convivência como salas de estar e cozinhas. Além de um ambiente belíssimo, você economizará na conta de energia.
6. Limpeza e organização em dia
Por fim, de nada adianta ter uma casa com decoração minimalista e deixar ela desorganizada.
A limpeza, além da organização dos itens, conta muito para a aparência clean dos ambientes. Principalmente, em móveis de cores claras, onde a sujeira fica mais aparente, então limpe com frequência!
Sabe aqueles objetos parados há muito tempo só acumulando poeira? Que tal doá-los? Assim, você mantém só as peças essenciais em casa — e ainda contribui com um estilo de vida mais sustentável e minimalista!
Como você viu, o minimalismo é muito mais do que um cômodo básico! Está convencido a apostar nessa tendência de design de interiores? É mais simples do que você imagina!
Se você gosta de espaços confortáveis, veja como decorar os seus espaços com uma decoração natural.
Até o próximo post!