Ícone do site Dicas de decoração e organização de ambientes

Tipos de mármore: descubra os principais e onde usá-los

ambiente elaborado com acabamentos em mármore

Na decoração de interiores, o mármore é uma escolha elegante e versátil, não é mesmo?

Resistentes e fáceis de limpar, essa pedra que combina diferentes tonalidades é a escolha principal das pessoas que desejam adicionar um toque de sofisticação à decoração da sua casa, especialmente em cômodos como a cozinha e o banheiro.

Se assim como nós, você é fã de mármore, mas está em dúvida sobre qual tipo de mármore escolher para a decoração da sua casa, continue a leitura e conheça mais sobre os principais modelos desse revestimento atemporal!

Mármore branco Carrara

O mármore branco Carrara é um dos tipos de mármore mais conhecidos e mais antigos.

Composto por um tom esbranquiçado e veios mais acinzentados e escurecidos, a peça clássica é mais recomendada para espaços internos. Uma escolha mais nobre de pedra importada.

Mármore Boticcino

O mármore Boticcino é um tipo de mármore encontrado em tons de bege claro, com veios da mesma paleta de cor, porém em tons um pouco mais escuros.

Uma escolha cada vez mais usada para pisos e revestimentos de ambientes comerciais e residenciais com uma decoração minimalista.

Mármore Calacatta

Muito indicado e usado em áreas externas, o mármore calacatta é reconhecido por ser um mármore de pedra branca, mais clara, com veios mais dourados.

Ou seja, é uma opção perfeita para quem busca por um aspecto luxuoso e sofisticado para os ambientes internos.

Mármore Rosso Verona

Esse tipo de mármore é um modelo que se difere da maioria das opções apresentadas até aqui.

Com uma cor mais avermelhada e intensa, desde o seu tom de base até os veios, o mármore italiano se destaca bastante na decoração! Quer uma opção mais marcante? O Rosso Verona é a escolha certa.

Mármore Crema Marfil

Com uma aparência uniforme e suave, o mármore crema marfil é muito utilizado por toda a versatilidade que oferece.

Com um tom entre bege e areia, ele possui veios bastante discretos. Além disso, esse é um dos modelos mais resistentes e uniformes, podendo ser utilizado também em áreas externas.

Mármore Nero Marquina

Italiana, a pedra de mármore Nero Marquina é construída majoritariamente em preto e possui seus veios em cores brancas.

Um modelo muito semelhante ao granito negro Via Láctea, uma peça com base preta e fosca muito utilizada nas decorações modernas e combinada a outros tipos de revestimento em branco, criando o contraste atemporal de preto e branco.

Mármore Marrom Imperial

Com um fundo marrom escuro que combina com outros tons, o mármore Marrom Imperial é coberto por veios esbranquiçados.

É um grande aliado para quem deseja estabelecer decorações sofisticadas e elegantes. Se a sua busca depende dessas características, é uma ótima opção.

Mármore Ônix

Muito autêntico e diferenciado, o mármore ônix é um tipo de mármore mais translúcido. Uma característica muito explorada e bem aproveitada para fins de iluminação, pois a pedra acaba refletindo e destacando muito suas marcas.

Esse modelo possui um fundo branco com veios amarelados que “acendem” em contato com a luz natural e possui padronagens bastante orgânicas e divergentes.

Mármore Travertino Romano

A mármore Travertino é uma escolha com aparência mais rústica, com tons neutros de bege claro e veias de tamanhos irregulares que lembram a cor da areia.

O Travertino Romano é uma escolha muito frequente para o revestimento de pias e banheiros.

Mármore Pigues

Seguindo com os tipos de mármore, temos o modelo Pigues! Uma escolha neutra e clara com veios espalhados e mais suaves na cor cinza-claro. Muito usado em escadas, pisos e bancadas.

Mármore Guatemela

O modelo Guatemala é feito em um tom de verde-escuro com veios mais claros.

Peças ideais para dar destaque aos ambientes, mas que requerem maior atenção na hora de combinar para não pesar na decoração.

Principais acabamentos em mármore

Além das cores e dos tipos, o mármore também pode ser utilizado como revestimento!

Isso porque ele pode apresentar diferentes acabamentos, permitindo que com uma mesma pedra você vá do estilo clássico ao rústico. Veja só alguns exemplos:

No acabamento bruto, a pedra do mármore praticamente não recebe nenhum tipo de tratamento, praticamente usada basicamente em seu estado natural — quase que da mesma forma encontrada na natureza.

Diferentemente do acabamento bruto, o mármore com acabamento polido recebe um tratamento de polimento para ficar com brilho. Um tipo de acabamento que não é muito indicado para áreas externas ou molhadas, pois pode ficar muito escorregadio.

O acabamento jateado cria uma camada mais áspera na pedra de mármore, deixando-a mais adequada para uso em áreas externas e molhadas, por ficar menos lisa e escorregadia.

Ideal para uso em banheiros, os mármores com acabamento resinado são cobertos por uma resina líquida que é lustrada, neutralizando os poros e as fissuras da pedra natural. Tudo isso deixa a pedra mais resistente e evita que ela manche.

No caso do acabamento levigado, o mármore recebe um semi-polimento e fica com um aspecto de pedra lixada. Um acabamento liso, porém sem brilho, com um aspecto mais rústico.

No processo de cristalização, o mármore recebe um tipo de película de proteção, que deixa as peças ideais para serem utilizadas no piso, sem arriscar perder a cor ou o brilho.

E aí, gostou de conhecer mais de perto os principais tipos de mármore e seus acabamentos? Cada um deles abre um mundo de possibilidades que pode deixar sua casa muito mais elegante e sofisticada!

Se dicas e assuntos de casa, móveis e decoração te interessam, continue de olho no blog para ficar por dentro das próximas dicas! Aproveite para complementar a leitura de hoje conferindo nosso post com 16 objetos para decorar a sala!

Nos vemos no próximo post!