Hoje vamos começar o nosso artigo com uma pergunta: o que você mais valoriza na sua casa? É a beleza? Bem-estar? Comodidade? Ou tudo isso? Bem, todos esses aspectos são fundamentais para criar uma atmosfera convidativa no lar, que nos ajuda a valorizar todas experiências sensórias, é por isso que o bouclé se tornou um elemento tão essencial no ramo do designs de interiores.
Você pode nunca ter ouvido falar no termo “bouclé” (em português falamos buclê), mas, com certeza, já viu seu aspecto inconfundível por aí. Com uma estrutura texturizada, super agradável ao toque, design sofisticado e confortável, se tornou uma mega tendência na decoração. A superfície felpuda se tornou popular especialmente como revestimento de estofados, seja em poltronas ou sofás, sempre valorizando as formas arredondadas. Porém, o tecido também pode ser utilizado em mantas, cortinas, colchas, almofadas e tapetes – falaremos mais sobre isso.
Quer conhecer mais sobre esse tecido, sua origem e como utilizá-los? Basta continuar a leitura que te falaremos tudo sobre a tendência!
O que é tecido bouclé?
O tecido bouclé é um revestimento com textura felpuda, considerada confortável e sofisticada para o revestimento de estofados. Se formos traduzir a palavra “bouclé” para o português, significa “enrolado”, pois é formado por uma série de fibras enroladas, compondo um tecido a partir delas. Para esse processo de criação, a lã é a fibra mais utilizada, assim como o linho, seda e algodão também sejam aplicados para desenvolver materiais semelhantes a esses. O revestimento pode ser aplicado tanto em cortinas e tapetes, quanto sofás e poltronas.
O tecido também ficou conhecido no mundo da moda, mas se popularizou na decoração há uns anos atrás graças a decoradores e arquitetos que adaptaram o tecido em diferentes objetos e superfícies, frisando o seu aspecto bonito e refinado em decorações clássicas e contemporâneas.
Bouclé transmite uma sensação de segurança e conforto para os espaços, criando ambientes mais convidativos e refinados. Além de serem bastante duradouros, o material funciona perfeitamente com formas orgânicas arredondadas. Mas, como será que o tecido surgiu?
Conheça a origem do tecido bouclé
Que a decoração e a moda andam de mãos dadas nas tendências, já sabemos. Mas quem apresentou o tecido para o mundo foi a estilista francesa Coco Chanel, nos anos de 1950. A famosa estilista utilizou o material para criar seus icônicos conjuntos de saias e casacos de alfaiataria, conquistando os olhares e desejos de todos da época.
No entanto, o tecido foi criado 10 anos antes da sua popularização, nos anos de 1940, com a finalidade, inicialmente, de ser matéria-prima na confecção de poltronas. A história do material se iniciou quando a renomada designer Florence Knoll pediu ao arquiteto Eero Saarinen para desenvolver uma cadeira em que ela se sentisse acomodada e confortável. A partir desse pedido, a “Womb Chair” foi criada, se popularizando pelos Estados Unidos por seu toque macio e aspecto refinado.
Mas, com sua beleza incomparável, não demorou muito para começar ser reconhecido por designers de interiores, estilistas e arquitetos. Apesar de, no Brasil, ser pouco utilizado, bouclé já é referência em todos os tipos de decoração ao redor do mundo, agregando beleza e conforto para todos os espaços.
As vantagens do tecido bouclé
Além de ser um tecido extremamente bonito, bouclé transmite um efeito chique e bastante convidativo para os elementos em que é inserido. Com uma aparência macia e felpuda, o material evidência uma sensação refinada, aconchegante e elegante.
Esse é um tecido bastante duradouro, sendo um revestimento que não desfia e não fica desbotando com o tempo. Além disso, o tecido fica incrível em formas arredondadas, se adaptando perfeitamente as curvas de sofás e poltronas.
A única desvantagem é que o material é geralmente disponibilizado em tonalidades claras e neutras, podendo sujar com mais facilidade. Mas, esse não é um problema para os cômodos que têm o estilo minimalista e moderno, afinal, o clean é a tonalidade mais valorizada.
Como utilizar o tecido bouclé na decoração?
Assim como diversas outras tendências da decoração, o tecido bouclé veio para ficar! O material promete ser um dos maiores protagonista nas decorações de salas de jantar e salas de estar. Mas, afinal, como utilizar o tecido nas decorações?
Cadeiras
O tecido pode ser utilizado nas produções de cadeiras estofadas, criando uma textura extremamente fofa e confortável para o mobiliário. As cadeiras com assentos no tecido são confortáveis e elegantes, disponibilizando momentos aconchegantes para os moradores.
Poltronas
Bouclé também pode ser utilizado em poltronas – finalidade pela qual foi inicialmente criado. As poltronas revestidas com o tecido apresentam uma estética super elegante para salas e quartos, e também conforto para todos os moradores.
Sofás
O tecido bouclé também é utilizado para sofás, transmitindo uma atmosfera clean e minimalista. Mas, esses móveis não são facilmente encontrados no mercado, se tornando peças exclusivas e ainda mais refinadas.
Mesas de centro
Apesar de não ser comum, o tecido bouclé também pode ser utilizado para a produção de mesas de centro, deixando um estilo personalizado e original para o cômodo. Por fim, outras peças como mantas, cortinas, tapetes e almofadas também podem receber o toque confortável do bouclé.
São inúmeras possibilidades de utilização, por isso, tecido é uma ótima alternativa para quem está em busca de uma decoração clássica, sofisticada e confortável. Mas, lembre-se de sempre dosar na quantidade de peças e priorizar a harmonia para o cômodo.
E aí, o que você acha: tecido boucle é bom? Conte aqui para a gente a sua opnião e se deseja adquirir um móvel revestido pelo tecido. E já que estamos falando em tendências, que tal conhecer a cor do ano: very pery? Por lá nós falamos tudo sobre ela e como utilizá-la nas decorações, confira!