Há poucos elementos na arquitetura de interiores que oferecem a beleza que a madeira freijó possui. Além de fácil de ser trabalhada, esse tipo de madeira também oferece uma adaptabilidade gigantesca nos ambientes, ou seja, possibilita diferentes aplicações.
Com origem na região amazônica, a árvore é encontrada apenas em algumas localidades do Amapá, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Acre. A beleza lustrada em sua cor média castanho amarelado com desenhos marcantes agregam valor e proporcionalidade aos móveis e projetos que as recebem.
É sobre esses traços que falaremos hoje: conheça tudo sobre a tendência e descubra as particularidades de uso dessa queridinha dos arquitetos e designers. Vamos começar?
Principais características da madeira freijó
Conhecida como louro-freijó, preto, rajado, verdadeira e cordia-preta, a freijó é caracterizada por seu tom médio, desenhos naturais e superfície lustrosa: é a composição perfeita!
O elemento natural possui uma coloração castanho-claro-amarelado, distribuída proporcionalmente com algumas manchas e estrias enegrecidas. Seu acabamento liso lustroso é ideal para a confecção de móveis para todos os ambientes da casa, agregando durabilidade e o melhor acabamento.
Por ser um tipo de madeira que harmoniza perfeitamente com as cores cinza e preto, faz parte da decoração de diferentes ambientes, sejam eles minimalistas, clássicos, industriais ou modernos, ela consegue trazer para dentro da decoração um efeito natural e, ao mesmo tempo, contemporâneo.
Além da durabilidade, os móveis freijó, geralmente, são peças esculturais, versáteis e atemporais, por isso, são perfeitos para deixar aquele diferencial ao espaço, evidenciando os elementos naturais tão requisitados.
Qual a durabilidade da madeira freijó?
Que elas possuem uma beleza ímpar, a gente já sabe. Mas, afinal, são resistentes? Sim! Estudos revelam que, com os cuidados necessários, esse material pode oferecer uma durabilidade próxima a 12 anos. Além disso, a madeira também apresenta durabilidade contra ataque de organismos xilófagos e cupins.
Os móveis produzidos com esse material contam com pouca ocorrência de defeitos e vida útil prolongada. Por isso, caso esteja em busca de resistência e beleza, a freijó pode ser a escolha ideal!
Quais cores que combinam com a freijó?
Lembra que falamos que a freijó era versátil? Pois é! Essa funcionalidade se reafirma quando se trata do círculo cromático na decoração. Para as pessoas que desconhecem, o círculo cromático é uma ferramenta, muito utilizada pelos designers e arquitetos, que facilita a definição das combinações de cores para o projeto decorativo.
A madeira freijó se harmoniza perfeitamente com o cinza e o preto. No entanto, colorações neutras, cimento queimado e tons pastéis, também garantem um contraste sintônico com ela. Para decorações, aposte em elementos com verde, quadros e decorações com toques azulados, bege, bordô e branco: não tem erro!
Tipos de aplicações e uso
Versatilidade e funcionalidade, essas poderiam ser as principais características da madeira freijó. Diante de toda a sua particularidade, o material permite diferentes aplicações em diferentes setores. Conheça abaixo algumas das suas principais aplicações:
Em móveis
Os móveis compensados naturais apresentam alta qualidade, acabamentos finos e harmônicos. Além disso, devido ao seu tom médio, são peças que se adaptam em todos os estilos de decoração, agregando beleza e desenhos naturais que destacam a personalidade do móvel.
Encontramos a freijó em mesas de jantar, bancos, cadeiras, brinquedos, instrumentos musicais, mesas de cabeceiras, sapateiras, home theaters, berços, armários, guarda-roupas, mesas de apoio, racks, mesas de centro, entre outros.
Também combina super bem na estruturação de móveis para ambientes internos, como mesas de piquenique e bancos de descansos. Dá uma vontade de reunir a família e os amigos no jardim, não dá?
Em construções civis
A madeira também marca presença em ripas, painéis, caixilhos, venezianas, portas, escadas, forros, pisos e muitos acabamentos e revestimentos da construção civil.
4 ideias de decoração com madeira freijó
Agora que já conhecemos os principais aspectos desse material, conheça algumas inspirações de decoração com esse elemento se apaixone pela delicadeza dos detalhes. Confira:
1. Decoração com móveis geométricos
Uma ótima forma de trazer o freijó para dentro da decoração é utilizando os móveis geométricos feitos com ela. Aposte em home theater para sala de estar com formatos retangulares, mesas de centros circulares ou até mesmo armários de escritório.
2. Ambientes externos com decks de madeira freijó
Outro jeito harmônico de aplicá-la é na decoração dos jardins, em decks, treliças, bancos ou cercas. Use e abuse dos elementos verdes, seja em móveis ou plantas. Um jardim vertical também cairia super bem aqui, hein?
3. Decoração com prateleiras
Além de funcionalidade, as prateleiras entregam muita beleza para decoração. Nesta ideia trouxemos um espaço composto por prateleiras e nichos de madeira freijó: perfeito para oferecer destaque aos objetos especiais.
4. Ambiente inteiro com madeira freijó
Não é necessário aplicá-la apenas nos móveis ou em pequenos elementos. O material também fica incrível trabalhado no cômodo completo, marcando presença em tetos e pisos. Essa ideia é perfeita para conferir ainda mais personalidade e sofisticação ao local.
E aí, decidiu apostar na madeira para agregar beleza na decoração da sua casa? Conta aqui para nós se nossas dicas te inspiraram e compartilhe nosso conteúdo com outras pessoas, afinal, a freijó encanta por onde passa!