Marcel Breuer: o designer e arquiteto de origem húngara
MINI BIOGRAFIA
Marcel Lajos Breuer nasceu em 1902 em Pecs, na Hungria e faleceu em 1981 em New York. Foi um designer e arquiteto que fez parte da primeira geração de alunos formados pela escola de Bauhaus.
Formou-se em 1924 e passou a lecionar em Bauhaus, e paralelamente a este trabalho dedicou-se por muito tempo à pintura e ao seu escritório particular de arquitetura. Neste mesmo período suas pesquisas traziam um novo estilo de mobiliário como as cadeiras anatômicas, os móveis de tubos metálicos, o sistema de dimensionamento modular dos móveis, entre outros.
Ele foi nomeado diretor da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Harvard – sendo responsável pela formação de uma grande geração de arquitetos americanos, como Phillip Johnson. Em seu escritório em New York associou-se a Herbert Beckhard, Robert F. Gatje e Hamilton Smith e posteriormente a Tician Papachristou.
SEU TRABALHO
Por volta de 1936 construiu suas primeiras estruturas totalmente em cimento armado e com isso os primeiros elementos mais importantes de suas futuras obras começam a aparecer, como a utilização de elementos pré-fabricados.
Já em 1950 investiu nos grandes projetos de edifícios públicos e de aglomerações urbanas nos Estados Unidos. Suas obras incluem escolas, edifícios para escritórios, hotéis, igrejas, edifícios habitacionais, áreas de lazer, teatros, monumentos e muitos outros projetos, nesse período o arquiteto aplica o conceito de produção industrial de grandes elementos construtivos. A obra de Breuer pode ser inserida no que costuma ser chamado International Style.
Marcel é considerado uma lenda na arquitetura e no design modernista. Atualmente suas obras mantêm a audácia e a perspicácia originais. Para o mobiliário ele desbravou o uso do aço tubular, do alumínio e da madeira laminada, já na arquitetura, explorou a arte por trás das formas, além de ter influenciado a organização dos ambientes comunais dos lares do século XX.
Fonte: http://migre.me/tkAqN
Cadeira Wassily:
Em 1925, surgia uma cadeira que virou ícone do design mundial e também um símbolo do modernismo da década de 20. A cadeira Wassily, que inicialmente foi chamada de Modelo B3 ocupava um lugar importante na escola de design Bauhaus.
O visual da cadeira é inovador e inconfundível, ela foi inspirada no guidão da bicicleta Adler, criada em tubos de aço que pela primeira vez foi desenvolvido em tubos que não tinham solda. Os primeiros modelos tinham o acento e o encosto em lona nas cores preta e branca e, posteriormente, foi substituído pelo próprio Breuer por couro, o que tornou o produto ainda mais luxuoso.
Cadeira Wassily, desenhada por Marcel Breuer em 1925/26 é considerada atualmente uma das cadeiras mais famosas do mundo