Ícone do site Dicas de decoração e organização de ambientes

Designer renomado: Ludwig Mies Van Der Hoe

Ludwig: o arquiteto norte-americano de origem alemã 

MINI BIOGRAFIA

Em 27 de março de 1886 Ludwig Mies Van der Rohe nasceu em Aachen, Alemanha.
Mies foi, após um período inicial de influência arquitetônica neoclássica, um dos principais representantes da arquitetura do vidro e do aço. É considerado, com Walter Gropius, Le Corbusier e Frank Lloyd Wright, um dos arquitetos mais importantes do século XX e considerado uma das figuras exponenciais do racionalismo arquitetônico moderno.

Foi diretor da Bauhaus (1930-1933), mas perseguido pelos nazistas, emigrou para os Estados Unidos (1937), onde iniciou nova etapa em sua carreira. E dirigiu o departamento de arquitetura do Illinois Institute of Technology de Chicago, entre 1938 e 1959.

No verão de 1969 Mies foi levado para o Hospital Wesley Memorial, onde ele foi diagnosticado com pneumonia. Duas semanas depois, a força combinada deste problema de pneumonia junto com um câncer do esôfago, levou o arquiteto em 19 de agosto, com a idade de 83, a falecer em Chicago, nos Estados Unidos.

Características

Desde o início da carreira, influenciado pelos estudos do holandês De Stijl, desenvolveu uma concepção arquitetônica de linhas puras. Depois da mudança para os Estados Unidos, iniciou nova etapa em sua carreira, com ênfase para as fachadas de vidro e estruturas metálicas.

Usou cimento e estruturas de aço em suas primeiras casas e galpões industriais, mas o seu ideal estético incluía também o uso de materiais nobres como mármore travertino, ônix ou aço cromado.

O rigor das proporções, a valorização da infraestrutura como elemento estético e a precisão do detalhe foram os três princípios que nortearam a sua criação.

Projetos

O Riehl House foi primeiro edifício de Mies (1907). Ele tinha vinte e um anos na época e estava trabalhando para Bruno Paul. Aqui, Mies reitera muito do estilo alemão clássico de Paul e produz um telhado que enfatiza a ideia de casa/abrigo.

Entre suas tantas obras citam-se:

Seus prédios de apartamentos abriram caminho, do ponto de vista construtivo e urbanístico, para obras posteriores:

O edifício sede do Columbia Broadcasting System, em Nova York, foi sua última realização.

Suas obras mais conhecidas na Alemanha são a Colônia Weissenhorf de Stuttgart (1927) e a Neue Nationalgalerie de Berlim (1962-1968). No período compreendido entre 1930 e 1933, dirigiu a Bauhaus de Dessau.

A clássica Poltrona Barcelona

Cadeira ou Poltrona Barcelona foi projetada por Mies Van der Rohe e apresentada no Pavilhão Alemão para a Feira Internacional de Barcelona em 1929. Até hoje, uma das cadeiras mais apreciadas por designers de produto, ela é composta por duas peças (encosto e apoio para pés).

Ao contrário do que muitos pensam, não somente o arquiteto e diretor de Bauhaus, Mies Van der Rohe que projetou essa poltrona, sua sócia Lilly Reich também teve importante participação no projeto. Lilly Reich era designer de interiores responsável pela concepção e organização de muitas das exposições internacionais da época.

A cadeira Barcelona faz parte de um projeto completo de design de interior, composta por mesas, bancos e outros mobiliários. É um luxo decorativo em várias exposições mobiliárias. Sem dúvida a cadeira mais imitada também.

Mies foi um dos pioneiros no desenho de móveis com estrutura de aço tubular, permitindo a produção em escala industrial, um dos preceitos da Bauhaus, onde lecionava na ocasião.

Atualmente encontrada em várias cores a cadeira faz sucesso por onde passa!

Poltrona Barcelona com puff com revestimento em couríssimo e base em aço inox. Você encontra aqui: http://migre.me/sY5Tj e aqui http://migre.me/sY5TQ