Ícone do site Dicas de decoração e organização de ambientes

Designer renomado: Le Corbusier

Le Corbusier: o arquiteto Suíço com cidadania Francesa

MINI BIOGRAFIA

Nascido em 1887 em La Chaux-de-Fonds, Suíça, foi registrado com o nome de Charles Édourard Jeanneret-Gris e somente anos depois passou a utilizar o nome artístico de Le Corbusier.

Corbusier construiu suas principais obras arquitetônicas com referências em vários estilos de épocas diversas observadas e colecionadas durante muitas viagens. Todas as influências foram captadas e analisadas para utilizar o que considerava essencial e atemporal, reconhecendo em especial os valores da arquitetura clássica grega.

Logo no início de sua carreira teve de enfrentar forte resistência ao seu trabalho, devido à revolução e a natureza radical de suas obras. Porém, rapidamente ganhou o reconhecimento e a admiração por seu trabalho. Sua influência estendeu-se principalmente ao urbanismo.

A partir de 1926, passou a desenhar móveis com Pierre Jeanneret, seu irmão e com Charlotte Perriant. A partir de 1929, criou edifícios representativos e bairros inteiros no mundo todo.

Características

Sua obra foi pioneira para o que mais tarde seria chamado de estilo internacional, que teria representantes como Ludwig Mies van der RoheWalter Gropius, e Marcel Breuer.

Uma das principais contribuições de Le Corbusier foi o entendimento da casa como uma máquina de habitar, em concordância com os avanços industriais. Sua principal preocupação era a funcionalidade.

Definiu a arquitetura como o jogo correto dos volumes sob a luz, fundamentada na utilização dos novos materiais: concreto armado, vidro plano em grandes dimensões e outros produtos artificiais.

Suas ideias tiveram grande repercussão no urbanismo do século XX.

Projetos

A marca italiana Cassina é a fabricante da linha de móveis desenhados pelo renomado designer, trazendo a linha LC. Estes móveis são a representação material dos princípios artísticos de Le Corbusier.

Seus prédios ainda são de extraordinária beleza e isso é explicado pelo princípio dos quatro pontos:

Todos esses itens podem ser encontrados na maioria dos edifícios que seguem o estilo moderno no Brasil e no mundo.

Poltrona Le Corbusier

Em 1928, o estudo das possibilidades do metal pelos arquitetos Le Corbusier, P. Jeannert e C. Perriand resultou em uma revolucionária série de sofás e poltronas chamada de “Grand Confort”, as famosas LC (Le Corbusier).

Essa Poltrona destaca-se por seu design clean e sofisticado. Suas linhas dão a sensação de amplitude que engrandecem o ambiente. A Poltrona Le Corbusier possui estrutura interna em madeira, e é totalmente estofada em couro com estrutura externa cromada.
Além de decorar o ambiente, a poltrona possui conforto incomparável, pois seu assento e encosto são feitos em espuma laminada com densidade 33, removível.
Tecido couríssimo.

Cadeira Wassily, desenhada por Marcel Breuer em 1925/26 é considerada atualmente uma das cadeiras mais famosas do mundo