O quarto é o ambiente de refúgio da casa, é o cantinho de descanso e de se sentir livre para fazer o que gosta. Para as crianças, esses aspectos se tornam ainda mais indispensáveis, afinal, eles merecem ter espaços seguros, confortáveis e funcionais.
Por isso, não basta apenas adicionar alguns móveis e brinquedos. Uma decoração de quarto infantil deve ser muito bem aproveitada, unindo o aconchego e a beleza que os pequenos necessitam.
Desde a disposição dos móveis até quantos nichos serão adicionados — cada detalhe merece uma atenção especial.
Você pode contar com o guia completo preparado pela Sun House! Por aqui, você encontra dicas e ideias de decoração infalíveis para montar o quartinho que sempre sonhou para seu filho. Vamos começar?
Dicas para decorar quartos infantis
Montar um quartinho de criança é um dos momentos mais divertidos e inesquecíveis para os papais. A euforia de escolher o tema, a compra dos móveis, a hora de pendurar os enfeites na parede… cada um desses preparativos fazem com que o espaço fique mais aconchegante e acolhedor.
Mas, ao contrário do que a maioria pensa, para criar uma décor infantil funcional e aconchegante, não é preciso áreas amplas e com muito espaço disponível. Ao planejar cada cantinho, é mais que possível criar uma linda decoração — e, o melhor, sem gastar muito dinheiro!
Pensando nisso, conheça nossas 6 dicas para montar uma simples decoração de quartinho infantil e não errar na preparação!
1 – Monte um projeto
Antes de decidir os móveis, o tema do quarto do bebê ou qualquer outro detalhe, é indispensável fazer um projeto com as dimensões da obra.
Tire as medidas do quarto e defina o que deseja colocar em cada canto, priorizando sempre o conforto e a funcionalidade.
2 – Defina o estilo de decoração
A decoração do quarto do seu filho será mais colorida? Vai seguir o estilo escandinavo? Ou então será uma décor mais intimista?
Definir isso é fundamental para escolher os móveis certos, os itens decorativos e até mesmo as tonalidades que serão adicionadas.
Por exemplo, uma decoração infantil minimalista contará com móveis funcionais, tonalidades claras e enfeites mais simples. Já em quartos rústicos, elementos em madeira devem ser priorizados. Da mesma forma que os quartinhos unissex recebem detalhes mais contemporâneos e em tons pastéis.
3 – Pense em uma paleta de cores
Definir uma paleta de cores também pode influenciar na definição dos itens decorativos que serão adicionados no quarto.
Geralmente, em quartos infantis femininos e masculinos, é comum utilizar tonalidades mais neutras e claras, proporcionando uma amplitude visual e decoração mais natural e aconchegante.
Porém, atualmente, uma nova tendência de decoração infantil é apostar em cores mais vivas e escuras, deixando o quartinho mais alegre e criativo.
4 – Escolha os móveis
A escolha dos móveis também merece atenção redobrada, afinal, são eles que irão garantir organização, funcionalidade e praticidade para o cômodo.
Para essa definição, existem peças indispensáveis para qualquer tipo de decoração, seja ela moderna, simples ou luxuosa.
A cômoda, o berço, o guarda-roupa e a poltrona de amamentação são exemplos de móveis que não podem faltar no quarto da criança. Inclusive, uma cama auxiliar pode proporcionar um conforto maior para os papais, assim como mesas laterais.
5 – Tenha bons itens de iluminação
Os itens de iluminação são indispensáveis para os quartos. Por isso, aposte em peças que vão tornar a rotina com o pequeno mais prática, como abajures, pendentes e luminárias de teto.
Além disso, esses itens também contribuem na decoração, formando um ambiente mais harmônico e bem decorado.
6 – Aposte em detalhes decorativos
A definição “menos é mais” é muito priorizada nas decorações infantis. No entanto, aplicar diversos detalhes decorativos também são bem-vindos para deixar o espaço mais personalizado! Almofadas, quadros decorativos, tapetes, nichos e papéis de parede fazem toda a diferença na estética do cômodo.
Dessa forma, após a definição do estilo e da paleta de cores, é hora de pensar e escolher os itens que completarão a décor. Mas lembre-se de garantir uma atmosfera leve e livre de poluição visual.
10 Ideias de decoração quarto infantil
Com as dicas anotadas, chegou o momento de conhecer ideias de decoração quarto infantil e se inspirar na criação do seu!
Por aqui, reunimos 10 dicas que se encaixam em todos os tipos de decoração, basta personalizá-las com as suas ideias!
1 – Nichos e prateleiras
Uma solução para decorar e organizar o quartinho de criança é apostando em prateleiras e nichos em paredes de destaque, como acima do berço ou da cômoda, por exemplo.
Nessas prateleiras, é possível adicionar bichinhos de pelúcia, fotos especiais, itens simbólicos e até uma iluminação fofa.
2 – Luminárias divertidas
Que tal iluminar e decorar? Aposte em uma decoração com luminárias divertidas, como em formatos divertidos ou penduradas no teto.
Os abajures são ótimas alternativas para trazer uma sensação de aconchego ao quartinho.
3- Cômodas de organização
Seja para organizar as roupinhas do bebê ou para servir como trocador, as cômodas infantis também te ajudarão a decorar o espaço.
Opte por modelos que sigam o estilo da decoração e invista em enfeites decorativos em cima deles.
4- Papéis de parede
Os papéis de parede são soluções práticas e econômicas para decorar um ambiente. Aposte em estilos que seguem a temática do quarto – ou mesmo de personagens que o seu filho gosta.
Uma dica para os quartinhos de bebê é optar por estampas mais delicadas, como de estrelinhas, de céu ou de floresta.
5 – Poltronas decorativas
As poltronas decorativas, além de ajudar na estética do espaço, também contribuem no conforto das mamães na hora de amamentar e de ninar o bebê.
Há diferentes tipos de poltronas, em diferentes modelos e tamanhos, basta escolher a opção que melhor se adapta ao ambiente.
6 – Baús decorados
Os brinquedos espalhados pelo chão fazem parte da realidade dos pais nos quartos das crianças, não é mesmo? Para conseguir amenizar a “baguncinha”, os baús chegam para complementar a decoração e garantir um espaço extra para guardar essas peças.
E o melhor é que eles não ocupam tanto espaço, se tornando uma ótima solução para decorar – e organizar — quartos infantis pequenos.
7 – Quadros divertidos
Uma parede sem quadros é uma parede vazia, principalmente em quartos infantis.
Não tenha medo de ousar em estampas, cores e molduras! Isso porque elas podem oferecer uma sensação única de design, diversão e criatividade para os quartos.
8 – Paredes alegres
Seguindo a mesma ideia dos quadros decorativos, criar paredes com desenhos e formatos divertidos também ajudam a montar uma decoração original e delicada.
Aposte em revestimentos coloridos, desenhos fofos e pinturas em diferentes cores. Além disso, você também pode pendurar objetos na parede, como bichinhos de pelúcia, por exemplo.
9 – Estantes com pelúcias, livros e fotos
Para os quartinhos com mais espaço disponível, montar uma estante personalizada garante uma decoração mais delicada. Inclusive, essa é uma ideia para os quartinhos escandinavos e industriais.
Use e abuse da criatividade para preencher a estante. É possível utilizar livros com capas fofas, itens de iluminação, bichinhos de pelúcia, quadros, fotos e outros enfeites que ajudem a representar o estilo desejado para o quartinho.
10 – Espaço para brinquedos
Que tal utilizar o espaço disponível para montar uma brinquedoteca? Dessa forma, além de manter o quarto mais organizado, estará garantindo uma área livre para a criança brincar e se divertir.
Coloque um tapete colorido no chão, deixe os brinquedos em uma altura que ele consiga pegar e explore a individualidade do pequeno.
O importante é priorizar, acima de tudo, o conforto e a segurança do pequeno sem deixar de lado uma decoração especial.
Seguindo nossas dicas, a criação desse projeto será ainda mais prática e econômica! Continue explorando o nosso blog e conhecendo mais assuntos sobre decoração de interiores!
Parabéns pelo site e o bom conteúdo que apresentam!
Me chamo Damarys, sou proprietária da loja de quadros infantis: Damarys Quadros Store.
Gostei muito das suas dicas de quadrinhos e as decorações dos quartinhos.
As mamães vão à loucura idealizando todas essas dicas com esses temas atemporais.
Gostaria de compartilhar ideias com vocês, deixando o link do meu site.
Vendemos quadros infantis com vários temas. Penso que seria bem legal incluir meu link no seu blog de dicas.
Eu teria um prazer de compartilhar o link de vocês também.
https://damarysquadrostore.com/
https://damarysquadrostore.com/a-importancia-dos-quadros-na-decoracao-infantil/