,

Como fazer um closet no quarto? Dicas rápidas e econômicas

Montar um closet no quarto é o sonho de muitas pessoas, não é mesmo? Afinal, todo mundo gostaria de armazenar roupas e sapatos com organização e praticidade. Sem contar que é um ótimo método para não deixar nada esquecido no armário, aproveitando ao máximo todas as roupas.

Apesar de muitas pessoas acharem que os closets são artigos de luxo — e que para montar um é necessário investir muito dinheiro —, a verdade é que você não precisa de muito espaço, nem de materiais caros para montar um closet em casa.

Esqueça a ideia de que você precisa destinar um cômodo inteiro para o closet. Atualmente, existem closets para todos os bolsos.

Para conhecer alternativas práticas e econômicas de como montar um closet em casa, continue a leitura!

Escolha o melhor espaço para a montagem

Como dissemos no início, você não precisa de um cômodo inteiro disponível para ser o seu closet.

Muitas vezes, aquela parede ou cantinho do seu quarto que está vazio pode dar espaço para a montagem de um closet bonito e funcional.

Portanto, com base na sua realidade, o primeiro passo para montar um closet em casa é definir o local onde ele será instalado.

closet 2 torres com 1 gaveteiro

Você pode considerar uma parede, o espaço disponível entre um móvel e outro ou, claro, um cômodo vago. Depois disso, é hora de tirar as medidas e começar a planejar!

Defina o material utilizado para compor o closet

O segredo para montar um closet de forma econômica é escolher materiais acessíveis, situação perfeitamente possível hoje em dia.

Além da tradicional ideia de montar um closet planejado, existem outras maneiras de montar o seu, até mesmo aproveitando algumas peças que podem estar paradas aí na sua casa. Acompanhe as dicas!

1. Estruturas de MDF

Se você é fã das decorações minimalistas e industriais, existem estruturas de MDF que podem ser a solução ideal para você.

Hoje, no mercado, existem modelos prontos de closets confeccionados em MDF — com gavetas, estrutura e prateleiras! Opções estilosas e funcionais que vão adicionar textura ao ambiente onde forem inseridas.

Além de ser uma alternativa prática para a montagem do seu closet, as estruturas de MDF são encontradas em diferentes tamanhos, com uma, duas, três ou até quatro torres para você escolher conforme a sua necessidade.

Quarto de adolescente com closet estilo industrial

2. Caixotes e prateleiras

A opção é certa para quem gosta de DIY!

Se você tem alguns caixotes parados por aí, saiba que você pode aproveitá-los como nichos! É isso mesmo, você pode prendê-los na parede ou colocar rodinhas para ficarem no chão.

Depois disso, adicionando alguns cabideiros e prateleiras, você será capaz de moldar toda a estrutura do closet ao seu modo.

Se o seu objetivo for montar um closet em casa com uma decoração mais rústica, vale a pena manter os caixotes no seu tom de madeira natural ou selar com verniz. Mas se preferir, você também pode pintar a madeira conforme as cores da decoração!

Closet de caixote

3. Estruturas de alvenaria

Para quem possui um cômodo disponível para a montagem do closet ou planeja fazer algo seguro e definitivo no quarto, existe a opção de montar a estrutura do móvel em alvenaria!

Durante a obra, serão moldados nichos de diferentes tamanhos e dentro deles você pode inserir gavetas e cabideiros.

Closet em corredor com alvenaria

Nesses casos, certifique que a estrutura ocupará todo o espaço — do piso ao teto! Reserve os nichos mais altos para armazenar cobertas ou peças volumosas que não tem um uso tão frequente.

4. Araras

Uma alternativa muito prática e recorrente para montar um closet no quarto são as araras!

Além das clássicas araras de piso, existem também as araras de parede, opções versáteis que você pode fixar na parede escolhida do quarto e usar como cabideiro.

Arara Dourada

Para complementar, adicione prateleiras para organizar os sapatos! O material mais usado nas araras é o metal, que pode ser revestido em diferentes cores, conforme sua preferência!

Monte a estrutura conforme suas peças

Após definir o local, o espaço e o material que comporá o seu closet, posicione os nichos, prateleiras e gavetas de maneira prática!

Ou seja, além da estética, você deve considerar a quantidade de peças de roupas, acessórios e sapatos que você precisa guardar.

Para definir quantos cabideiros ou nichos você precisa, avalie a quantidade de peças que precisam ser penduradas no cabide, o número de sapatos e, também, peças que podem ser dobradas.

Colocando as dicas em prática, não há dúvidas que você montará um closet do jeito que sempre sonhou!

Para continuar se inspirando na decoração, complemente a leitura conferindo o post sobre decoração e móveis feitos com madeira de demolição!

Deixe um comentário

Anterior

Decorações com cristaleiras na sala: saiba como usá-las

Dicas para montar um cantinho de estudo infantil no quarto

Próximo