Designer renomado: Arne Jacobsen

arne_jacobsen_sun-house-designer-poltrona-egg

O arquiteto, decorador, projetista de móveis e de cerâmicas dinamarquês 

Arne Jacobsen nasceu em Copenhague, Dinamarca, em 11 de fevereiro de 1902 e faleceu em 24 de março de 1971. Foi um dos primeiros designers a introduzir ideias modernistas em seu país. Teve muita influência de Le Corbusier e Mies van der Rohe em seu trabalho, adotando uma abordagem funcionalista na criação de seu mobiliário.

Começou a trabalhar como pedreiro, se formando como arquiteto em 1927 na academia Real de Artes de Copenhagen, onde foi professor e trabalhou com o arquiteto Poul Holsoe, e nesse mesmo período abriu o seu atelier onde trabalhou até morrer.

Seu trabalho

Em 1958 colocou em prática suas teorias de integrar o mobiliário à arquitetura criando as áreas comuns do Royal Hotel, em Copenhague, utilizando as poltronas Egg e Swan. Com design revolucionário, formas orgânicas e curvas as peças formaram um perfeito contraste com as linhas retas e racionais do hotel.

Jacobsen criou sua famosa “Series 7”, um conjunto de cadeiras de contraplacado, em 1950, utilizando um design simples, prático e ergonômico, tornando-se sucesso de vendas e, até hoje, considerada uma das cadeiras mais vendidas da história do design. Arne era um profissional detalhista que exigia perfeição, acreditava que cada tijolo em um prédio, cada puxador em um armário, precisava ser harmônico.

Suas criações com as cadeiras e poltronas ficaram tão reconhecidas quanto os prédios que projetou e foram consagradas como grande marco do design enquanto o dinamarquês ainda estava com vida, fato raro para a arquitetura e mais ainda para o design industrial.

Alguns meses antes de sua morte o profissional concluiu que o “fator fundamental é proporção, que a proporção é precisamente o que faz com que os templos gregos antigos sejam tão belos, e quando olhamos para alguns dos edifícios mais admirados do Renascimento ou do Barroco, vemos que são todos bem proporcionados. Essa é a questão essencial”.

Fonte: http://migre.me/tkDAr

Poltrona Egg: 

A poltrona Egg é uma das icônicas criações do designer e também um marco no design de interiores. Ela foi projetada para a entrada e a recepção do Royal Hotel e essa missão de desenhar todo o hotel bem como seu mobiliário foi a grande oportunidade de Jacobsen colocar em prática sua teoria de integração do design com a arquitetura.

A Egg, criada para a Fritz Hansen em 1958 veio de uma nova técnica que Jacobsen foi o primeiro a usar: espuma firme em forma de concha sob o estofamento. Com o auxilio de um escultor ele empenhou-se ao máximo para encontrar a forma perfeita da concha, trabalhando até mesmo com argila, na garagem de sua própria casa.

A forma única desta poltrona clássica na história do design cria uma espécie de espaço privativo. Ela é ideal tanto para áreas de recepção e espera como para residências.

 

poltrona-egg-sun-house-moveis-arne-jacobsen

A cadeira Egg é considerada um ícone do design mundial. O produto recebeu esse nome obviamente pelo seu corte volumétrico parecido com um ovo.

Esta e outras poltronas você pode encontrar aqui.

Deixe uma resposta