O museu ecologicamente correto

Foi inaugurado no dia 30 de março de 2012 em Texel, na Holanda,  o museu Kaap Skil. Ele  fica localizado nas ilhas Wadden e só é possível ter acesso por avião ou barco. O museu é uma homenagem a Oost-Indische Compagnie Verenigde, uma empresa que ancorava suas frotas naquela ilha e também dedicado aos marinheiros do século passado.

.

A sua arquitetura externa de quatro telhados interligados inclinados e assimétricos faz referência as ondas do oceano, mas o que mais chama a atenção no Kaap Skil é a sua construção feita de madeira e vidro reciclados, projetada pelo estúdio Mecanoo Architects.

.

.

.

.

Toda a estrutura é feita com madeiras recicladas provenientes do canal do norte da Holanda, dando continuidade a uma longa tradição local de reciclagem, que começou com a utilização de troncos de naufrágios para celeiro e construção de casas. Além da madeira, o museu contém ainda uma fachada de vidro, que ilumina naturalmente o ambiente e permite aos visitantes contemplar o céu.
.
.
.
.
Segundo o arquiteto Francesco Veenstra, os espaços transparentes conectam o povoado com as suas histórias e o padrão criado por lamelas gera linhas suaves da luz do dia dentro do edifício, que lhe dá uma luz e um caráter simultaneamente protegido.
.
.
.
.
Em seu interior, além das exposições o museu também conta com um café e escritórios subterrâneos.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Veja abaixo como foi feita a construção do museu:.
.

.
.
Para saber mais sobre o museu, acesse o site http://www.kaapskil.nl/.

Deixe uma resposta